sábado, 16 de julho de 2011

O Correto Politicamente Incorreto

O comentário abaixo, eu fiz no site Café Brasil, do Luciano Pires, sobre seu artigo "O Correto Politicamente Incorreto", conforme link --> http://www.portalcafebrasil.com.br/artigos/o-correto-politicamente-incorreto

Disse eu:
Num país onde os Políticos, em sua grande maioria, estão envolvidos em alguma coisa ilícita, onde não há mais respeito do povo por essa classe, onde Política está diretamente ligada a escândalos e crimes, acho até que o termo “POLITICAMENTE correto” já desmoraliza, por si só, o que, realmente, deveria ser “simplesmente” CORRETO.
Estou com 60 anos e fui criado por uma família com muitos tios, primos, irmãos(3 gerações)  sempre juntos nos finais de semana na casa de meus avós.
Tempo em que “atirávamos o pau no ga-to-to”, assistíamos Tom&Jerry ainda “inimigos”, filmes com violência, líamos Monteiro Lobato, quadrinhos com super-heróis e ríamos muito com os filmes de Oscarito e Grande Otelo, na minha infância, e com os Trapalhões na infância dos meus filhos... e lhe garanto que, apesar das piadas sobre negros, gordos, “viados”, etc. NENHUM de nós cresceu com preconceitos ou violentos.
A EDUCAÇÃO que tivemos foi o bastante para sabermos diferenciar os limites entre a graça e a desgraça, entre a piada de bom gosto e o desrespeito ao próximo, entre o correto e o incorreto.
Hoje, esse maldito termo “politicamente correto”, pra mim, está diretamente ligado ao que é realmente “correto aos interesses de políticos” que tentam se manter no cargo às custas de discursos hipócritas em defesa de chamadas “minorias” que somadas, demandam muitos votos para eles.
Somos um país de várias raças, vários sotaques, super extenso, uma linda mistura de folclores; certamente a maior nação híbrida do mundo.
Concordo plenamente com você, meu caro Luciano, (que tive o prazer de conhecer através desse mundo podcastal) que o humor deva ser livre, com graça e respeito e que os abusos devam ser rejeitados sumariamente pela sociedade.
Dá pra convivermos assim.
Certa ocasião, um amigo meu afro-descendente, muito brincalhão, e que sempre me chamou de branco azedo ( e eu a ele de negão), apareceu no trabalho com aquela famosa camisa preta escrita “100% NEGRO”.
Me mostrou como gozação e me disse “Isso é que é orgulho, Oh, branquela”
Eu lhe respondi que, “se de fato tudo fosse 100% NEGRO, jamais poderíamos ler essas palavras,porque as letras eram brancas”
Rimos muito com isso tudo e fomos juntos tomar uma cerveja gelada, como todos os irmãos “humanos” deveriam fazer.
Abraço

Nelson Portugal
@Nerdanderthal

3 comentários:

  1. Falou tudo véinho! :D
    Eu fiz um comentário aqui sobre o que o Rafinha falou e ficaram PUTOS.... aí no dia seguinte o cara vem falar que o filho dele está viciado em "foge foge mulher maravilha, foge foge com o super man" que na verdade o kra fala Fode Fode.... e aí? hehehehehehehe

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Perfeito meu caro Capitão Caverna XD

    O problema é que nessa época onde tudo é muito corrido os pais delegam à TV a tarefa de educar os filhos quando ela deveria apenas entrerter. Também crecis com Trapalhões, Com filmes de Terror na sessão da Tarde, e nem por isso me tornei um psicopata.
    Se algum dia eu tiver filhos vou fazer questão de apresentar para ele o humor dos Trapalhões os desenhos do Pica-Pau e cantigas infantis. Mas o educarei de que aquilo é apenas entretenimento. e saberei ensiná-lo a distinguir o certo e o errado.
    Abraços o/

    ResponderExcluir
  3. Tu falou tudo que sempre pensei... tá de parabéns!

    ResponderExcluir